Video-performance: Co-Moving Watercolors
(Aquarelas Co-Moventes)
Aquarelas Co-Moventes
Aquarelas Co-Moventes: vídeo-performance de Deborah Dodd e Brenda Urbina
A vídeo-performance Aquarelas Co-Moventes nasce da colaboração entre as artistas Deborah Dodd — responsável pelas aquarelas, performance e gravação — e Brenda Urbina — responsável pela edição de vídeo, sonoplastia e curadoria das imagens em aquarela. Juntas, as artistas tecem uma narrativa visual fluida, em que águas, cores e movimentos se entrelaçam em permanente transformação.
A obra integrou a performance ao vivo do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro, apresentada durante a 13ª Mostra de Performance: Imagens e Interseccionalidade, realizada em Salvador (BA), entre 7 e 12 de novembro de 2023.
Fruto de uma imersão na intersecção entre o movimento dançado e a expressão das águas humanas e não humanas, o vídeo-performance investiga as interações entre corpo, pigmento e papel, produzindo respostas tátil-cinestésicas tanto para quem dança com as aquarelas quanto para quem as contempla.
Aquarelas Co-Moventes tem origem nas aquarelas corporalizadas desenvolvidas por Deborah Dodd em sua pesquisa de doutorado em andamento, intitulada ÁGUAS CO-MOVENTES EM CAMPOS COREOGRÁFICOS EXPANDIDOS:t rês práticas composicionais ecossensíveis em dança, realizada na Universidade de Brasília (UnB), sob a orientação de Rita de Almeida Castro e com o apoio da CAPES.
Comentários
Postar um comentário